Tabela Fipe

Fipe

O que é a Fipe?

É uma sigla para Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Esta instituição é responsável pela publicação e atualização mensal de uma tabela de preços médio de veículos (carros, motos e caminhões), conhecida mais popularmente como Tabela Fipe.

Conheça mais sobre a Fipe no vídeo a seguir:

Como é calculada a Tabela Fipe?

Pesquisadores do instituto realizam, periodicamente, uma consulta pública em lojas e concessionárias, verificando os preços dos veículos (de vários anos) e tabulando tudo isso.

Após a coleta geral, são mantidos apenas os valores médios (descarta-se os valores muito abaixo ou muito acima).

São descartados também os veículos com opcionais ou pacotes, além dos veículos que possuem alterações para pessoas portadoras de necessidades especiais.

A tabela é mantida desde o ano de 1973.

Saiba mais sobre o processo de elaboração no vídeo a seguir:

Porque utilizar a Fipe?

A Tabela Fipe é a mais confiável na hora de consulta de preços, seja para compra ou pra venda de veículos. Ela é usada, inclusive, por governos estaduais para o cálculo de faixas de IPVA.

Muitas das seguradoras de veículos, na hora de calcular uma apólice ou fazer o pagamento de um sinistro, também se baseiam na Fipe (e isso está claramente registrado na sua apólice).

E afinal, como consultar a tabela de preços?

A instituição Fipe mantém um site para consulta pública: http://www.fipe.org.br/.

Há também outros sites na Internet que publicam a tabela e, junto, dados de histórico e gráficos. É o caso do Salão do Carro, que atualiza todo mês seu índice e gráficos de variação.

Acesse a página da Tabela Fipe e consulte o preço do seu veículo. Basta informar o nome do veículo, escolher a versão exata e em seguida o ano/modelo. Você poderá visualizar todos os preços, mês a mês, além do gráfico de desvalorização.

Referência: https://salaodocarro.com.br/fipe/.

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos!