CORREGEDORIA REGIONAL DO TRT DA 5ª REGIÃO

AUTORIA, PESQUISA, REVISÃO, ORGANIZAÇÃO: JOSÉ CARLOS DUTRA DO CARMO.

Este arquivo é uma cortesia de JOSÉ CARLOS DUTRA DO CARMO, que sempre tem por filosofia de vida ajudar o próximo da melhor maneira possível.

SITE: www.sitenotadez.net, já acessado por mais de 17 milhões de pessoas.

E-MAILs: sitenota1000@gmail.com - sitenotadez@sitenotadez.net

40º CAPÍTULO.
CORREGEDORIA REGIONAL DO TRT DA 5ª REGIÃO.

Numa época em que se fala tanto em controle externo da Justiça e na reforma do judiciário, a Corregedoria Regional do TRT da 5ª Região, BA extrapola em competência e retidão.

Uma vez por ano, em todas as Varas do Trabalho, realiza correições nos processos do ano em curso e em mais alguns de anos anteriores, estes escolhidos por amostragem.

É um trabalho criterioso, seriíssimo, após o qual é entregue um relatório à Vara enumerando os procedimentos processuais equivocados, com sugestões até mesmo de como corrigi-los adequadamente.

Faz-se uma apuração minuciosa na qual não há o menor vestígio de corporativismo. Muito pelo contrário!

A isenção absoluta no julgamento dos fatos, por vezes elimina, em favor do bem público, os interesses e privilégios de inúmeras “corporações”.

Lembro-me de que em certa época uma magistrada foi exemplarmente punida com vinte e dois despachos especiais em razão de considerável atraso na entrega de igual número de sentenças.

O problema todo é que a mídia — nacional ou estrangeira —, desinformada e ignorante, sem nenhum conhecimento de causa e zelo, costuma colocar no mesmo balaio, injustamente, todos os segmentos do poder judiciário.

Na minha modesta opinião, a JUSTIÇA DO TRABALHO não precisa de controle externo para funcionar bem.

Cabe aqui citar um exemplo cristalino de eficiência que ninguém pode negar: os milhões de reais que o INSS está arrecadando, atualmente, depois que a cobrança dos valores previdenciários passaram para a responsabilidade da Justiça do Trabalho.

É preciso dizer mais alguma coisa?!