CARDÁPIO DE JOSÉ CARLOS DUTRA DO CARMO.

CARDÁPIO.

AUTORIA, PESQUISA, REVISÃO, ORGANIZAÇÃO: JOSÉ CARLOS DUTRA DO CARMO.

Este arquivo é uma cortesia de JOSÉ CARLOS DUTRA DO CARMO, que sempre tem por filosofia de vida ajudar o próximo da melhor maneira possível.

SITE: www.sitenotadez.net, já acessado por mais de 17 milhões de pessoas.

E-MAILs: sitenota1000@gmail.com - sitenotadez@sitenotadez.net

Sigo este CARDÁPIO à risca, ao “pé da letra”, há mais de 3 anos.

Apesar de não professar qualquer religião, minha filosofia de vida sempre foi servir ao próximo e ser-lhe útil de forma ampla e total.

Sinto-me imensamente feliz e super-realizado quando posso ajudar alguém.

O CARDÁPIO tem feito enorme sucesso e já foi elogiado por Nutricionistas e Médicos Endocrinologistas.

Salvo algumas adaptações, é claro, ele é quase perfeito para diabéticos ou para quem pretende ter uma alimentação sadia e nutritiva.

DE MANHÃ.

—Ao acordar, entre 8h e 9h, tomo meio copo médio de água mineral, sem gás, em jejum.

9h20min:

—Bebo uma xícara média de chá “branco” (camomila, erva-cidreira, erva-doce, ou hortelã), com 3 gotas de adoçante natural (stevita).

9h40min:

—Como um pouco menos de uma fatia de pão integral de soja com meio copo pequeno de leite desnatado (puro, sem café, açúcar, sal ou adoçante artificial). Ambos ficam 7min no forno elétrico.

9h45min:

—Como 1 copo pequeno cheio de salada de frutas (geralmente abacaxi, goiaba, maçã, mamão, melão, pêra, mais ameixa vermelha, kiuí, morango, quando há na “feira”).

11h30min:

—Como 1 banana prata média ou 2 pequenas.

ALMOÇO.

12h50min:

—Arroz ou macarrão integrais (nunca os dois juntos). (No equivalente a um copo grande de arroz e igual quantidade de macarrão, é colocada meia colher grande de azeite de oliva extra-virgem em cada parte, com 3 dentes médios de alho bem amassados, mais pequenas poções de cebolinha verde, cebola branca, coentro, pimentão, tudo picadinho).

—Feijão de soja. (No equivalente a um copo grande de feijão, é colocada meia colher grande de azeite de oliva extra-virgem, com 3 dentes médios de alho bem amassados, mais pequenas poções de cebolinha verde, cebola branca, coentro, pimentão, tudo picadinho).

—Peixe, em pequena quantidade (2 pedaços pequenos), assado no forno elétrico. (No equivalente a 250 g de peixe, é colocada uma colher grande e meia de azeite de oliva extra-virgem, com 5 dentes médios de alho bem amassados, com maiores poções de cebolinha verde, cebola branca, coentro, pimentão, tudo picadinho).

—Frango, em pequena quantidade (2 pedaços pequenos), assado no forno elétrico. (No equivalente a 500 g de frango, é colocada uma colher grande de azeite de oliva extra-virgem, com 3 dentes médios de alho bem amassados, mais cebolinha verde e coentro, em pouca quantidade, meia cebola branca, meio pimentão, tudo picadinho e com uma colherzinha de corante).

—1 colher grande de SUPER salada de verduras cruas: beterraba, cenoura, chuchu, pepino, trituradas em pedaços bem pequenos.

—Pequenas poções de verduras refogadas: chuchu, couve, quiabo e repolho. (Cada “preparo” leva uma colher média (de sopa) de azeite de oliva extra-virgem, com 3 dentes médios de alho bem amassados).

—Um ovo cozido, sem gema.

OBSERVAÇÕES.

—Na hora da refeição espremo um limão médio em cima da comida e espalho duas colheres grandes cheias de sementes de linhaça dourada.

—Não tomo qualquer tipo de líquido durante o almoço, nem mesmo água. Tomo água mineral, sem gás, somente duas horas após.

—Quantidade de comida: Um prato fundo quase cheio até as bordas.

À TARDE.

16h:

—Bebo 2 xícaras médias de chá “branco” (camomila, erva-cidreira, erva-doce, ou hortelã), com 3 gotas de adoçante natural (stevita) em cada uma.

16h20min:

—Como 2 bananas pratas pequenas ou 1 média.

16h40min:

—Como duas fatias de pão integral de soja, com 1 copo médio de leite desnatado (puro, sem café, açúcar, sal ou adoçante artificial). Tudo fica no forno elétrico durante 10min. Em cada fatia de pão coloco 2 rodelas “grossinhas” ou 4 mais finas de um tomate médio maduro, em cima das quais acrescento 4 folhas pequenas ou 2 maiores de alface “manteiga”.

18h30min:

—Engulo um “dente” de alho, com água mineral, cortado em vários pedacinhos

À NOITE.

19h30min:

—Como 1 copo médio cheio de salada de frutas (geralmente abacaxi, goiaba, maçã, mamão, melão, pêra, mais ameixa vermelha, kiuí, morango, quando há na “feira”), com 4 colheres médias (2 de cada) de aveia em flocos e farinha de castanha do Pará.

—Tomo meio copo médio de água de coco verde, pura. 21h30min:

—Como duas fatias de pão integral de soja com 1 copo médio de leite desnatado (puro, sem café, açúcar, sal ou adoçante artificial). Tudo fica no forno elétrico durante 10min. Em cada fatia de pão coloco 2 rodelas “grossinhas” ou 4 mais finas de um tomate médio maduro, em cima das quais acrescento 4 folhas pequenas ou 2 maiores de alface “manteiga”.

22h30min:

—Como 5 balas de banana, sem açúcar, de fabricação caseira.

23h:

—Chupo 1 tangerina pequena ou média, engolindo os respectivos bagaços.

Durante o dia e à noite tomo uma média de 5 copos médios de água mineral, sem gás.

Antes de dormir, entre 1h a 2h, tomo meio copo médio de água mineral, sem gás.

IMPORTANTÍSSIMO.

—Eliminei, completamente, o uso de açúcar, sal e gordura animal do meu cardápio, bem como de carne vermelha, refrigerante, bolo, doce, ou sorvete.

—Mesmo tendo sido acometido de LABIRINTITE, tenho feito o maior esforço do mundo para manter minhas atividades físicas, que julgo fundamentais e imprescindíveis, pelo menos de segunda a quinta-feira, na parte da manhã.

—Freqüento uma Clínica de Fisioterapia, terça e quinta-fera, de manhã, onde faço uma série bastante grande de flexões e musculação.

—Pratico pingue-pongue comigo mesmo, lançando a bolinha da mesa contra a parede e rebatendo-a 100 vezes.

—Dou 60 voltas, alternadamente de 20 em 20, andando de maneira bastante acelerada num compartimento equivalente a uma sala grande, no total de 2100 passos, aproximadamente.

—Faço dezenas de flexões de maneira leve.

—Faço bicicleta ergométrica, equivalente a 1000 pedaladas, com rotações um pouco aceleradas.

—Dou o equivalente a 1000 passos numa esteira elétrica, de forma um pouco acelerada.

—Fico 30min no sol.

—Faço massagens 3 vezes por semana, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sempre às 10h, durante 40min cada sessão.